O projeto Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni surgiu em 2019, durante a exposição do acervo na 16º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O principal objetivo do projeto é estimular o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio pela universidade, pela história da ciência, pela pesquisa e, sobretudo, pela Química.

Em 21 de dezembro de 2021, o Museu foi oficialmente criado através da RESOLUÇÃO Nº 01/2021 PROEXT/NAAC que aprovou o Regimento de funcionamento do Museu da Química.

O nome escolhido é uma homenagem à docente aposentada Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni, do Departamento de Química Orgânica. A professora dedicou 45 anos à Licenciatura, ministrando disciplinas de Ensino de Química, com trabalhos importantes que incentivam a divulgação científica e o estudo descomplicado da área.

A equipe do Museu é formada por técnicos, docentes e discentes do Instituto de Química, que compõem o Grupo de Extensão em Práticas de Ensino de Ciências (Gepec), e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Além disso, o projeto mantém parceria com o Instituto Nacional de Ensino de Surdos (INES).

No momento, o espaço físico destinado ao Museu ainda está em construção. Mas é possível conferir os equipamentos científicos do acervo no catálogo e acompanhar as atividades promovidas pela equipe no Instagram: @museudaquimica.ufrrj.

Mais informações sobre o Museu podem ser obtidas através do email: museudaquimica@ufrrj.br