Museu da Química promove jogos sobre ciência durante SNCT

Museu realiza atividades interativas durante SNCT

A última quarta-feira (16) foi movimentada no Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni. Diversas escolas visitaram o espaço para conhecer o acervo e participar de atividades interativas sobre química. A programação fez parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), considerado o maior evento de divulgação científica do país.

Jogo da memória, quiz sobre a tabela periódica e uma versão do famoso uno com os elementos químicos foram algumas das atividades desenvolvidas pela equipe do projeto. Os visitantes também participaram de uma visita guiada por todo o espaço do Museu e puderam conhecer os equipamentos científicos e os documentos que fazem parte do acervo – além de ver de perto os elementos químicos, fixados na parede da sala numa tabela periódica gigante.

Bernardo Marinho e Eric de Moraes, ambos alunos do Colégio Estadual Dom Pedro II, gostaram da experiência. Enquanto Bernardo lembra que este é seu segundo ano participando de uma edição do evento na universidade, Eric conta que a visita ao Museu teve um gostinho inspirador: o estudante pretende cursar Química Industrial. “A apresentação da tabela periódica e os jogos foram bem legais, mas gostei, principalmente, da exposição dos equipamentos antigos, porque é a área que eu pretendo seguir”, contou.

Pela primeira vez, o Museu da Química participa do evento com atividades em seu próprio espaço físico, inaugurado em 19 de agosto deste ano. Hoje, o acervo está exposto de forma permanente no Auditório Raimundo Braz Filho (Instituto de Química).

A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) todos os anos com o objetivo de popularizar o conhecimento científico. Nesta edição, o tema escolhido para o evento foi “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

.

Texto e fotos: Camille Faria – estudante do curso de Jornalismo