Museu da Química da UFRRJ inaugura na próxima segunda-feira (19)

O Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni está oficialmente pronto para receber, pela primeira vez, a comunidade universitária. A inauguração do espaço será na próxima segunda (19), às 14h, no Auditório Raimundo Braz Filho, sala 20 do Instituto de Química (IQ – campus de Seropédica).

O evento pretende celebrar a educação, a ciência e a cultura. Na cerimônia, a professora Aparecida Cayoco – docente que dá nome ao Museu – realizará uma palestra sobre o ensino de Química. Além disso, todos poderão ver os equipamentos e documentos do acervo de perto.

A equipe do projeto é formada por técnicos, docentes e discentes do Instituto de Química (IQ) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. A responsável pela curadoria do acervo é a professora Andressa Esteves (IQ).

O projeto do Museu foi criado em 2019 com a exibição do acervo na 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Embora o espaço físico só tenha ficado pronto agora, a equipe já atuava em outras exposições internas e externas, elaboração de um catálogo do acervo e na criação de conteúdo para as mídias digitais.

O Museu tem parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ (NAI) e o Instituto Nacional de Ensino de Surdos (INES). Conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da universidade (Proext), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Para se inscrever no evento, basta pesquisar por “palestra e oficina sobre Ensino de Química – evento de inauguração do Museu da Química”, na aba e extensão do SIGAA.

Siga @museudaquimica.ufrrj no Instagram para ficar por dentro da política de agendamento das visitas e acompanhar exposições futuras.

Serviço:

Inauguração do Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni

Data do evento: 19 de agosto

Local: Auditório Raimundo Braz Filho – Instituto de Química, sala 20 (campus de Seropédica)

.

Texto e arte: Camille Faria – estudante do curso de Jornalismo (ICHS)

Orientação: profa. Alessandra de Carvalho (DLC/ICHS)

Comments are closed.