Inauguração do Museu da Química da UFRRJ lota auditório

Professora Aparecida Cayoco faz experimentos científicos durante palestra.

Na segunda-feira (19), o Museu da Química foi oficialmente inaugurado no Instituto de Química (campus Seropédica). A professora aposentada Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni, docente que dá nome ao projeto, retornou à Universidade para ministrar a palestra de abertura do espaço. O evento lotou o Auditório Raimundo Braz Filho, sala que abriga o acervo.

Cayoco mostrou como a química pode ser ensinada de forma lúdica, com experimentos que ela desenvolvia em sala de aula. Durante os 45 anos de carreira, a professora fez parte de vários projetos que combinavam teoria e prática no aprendizado de ciência.

Para ela, a importância dos museus está, justamente, no encontro entre o presente e o passado que os acervos proporcionam. “A ciência e a tecnologia estão se desenvolvendo de uma forma muito rápida e o Museu é um espaço em que os alunos podem ver os equipamentos antigos que são a base do que é a química hoje”, disse a docente.

A curadora do acervo, a professora Andressa Esteves (DQO/IQ), enfatizou o papel do Museu para a UFRRJ. “É um espaço de memória do Instituto de Química. Não só da memória científica, por meio dos equipamentos expostos, mas também da história do IQ”, definiu.

O Museu da Química reúne equipamentos científicos, documentos e fotos que contam a história do antigo Departamento de Química – atual Instituto de Química. Em breve, o formulário de agendamento de visitas estará disponível.

.

Texto e foto: Camille Faria – estudante do curso de Jornalismo (ICHS)

Orientação: profa. Alessandra de Carvalho (DLC/ICHS)

Comments are closed.