Em comemoração ao Dia do Químico, o Museu da Química e o Projeto Descobrindo a Ciência realizaram uma oficina de preparação de aromatizantes no Instituto de Química da UFRRJ. O evento, ocorrido no dia 21, foi direcionado aos estudantes do curso e contou com uma aula sobre história, preparação e sustentabilidade de aromatizantes de ambientes.
A comemoração foi coordenada pelas professoras Andressa Esteves e Vanessa Gomes, com o apoio da equipe do projeto Descobrindo a Ciência. Na primeira parte da oficina houve uma mini palestra sobre a origem do Dia do Químico e as técnicas que seriam usadas na experiência; e a segunda, a preparação dos “cheirinhos” na prática.
Aromatizantes e sustentabilidade
Os aromatizantes são usados pela humanidade desde seus primórdios, podendo ser naturais ou sintéticos. No laboratório, os alunos criaram seus próprios aromas a partir de três ingredientes: alcool de cereais, essências variadas e fixador. A professora Andressa explicou sobre a importância dos fixadores nas composições, e a professora Vanessa falou sobre o processo de diluição que os estudantes utilizaram na produção dos aromatizantes. Depois, a equipe de apoio auxiliou os participantes a personalizarem seus aromatizadores.
Além disso, a oficina mostrou como a química pode estar alinhada à sustentabilidade. Para os futuros químicos presentes, a coordenadora Andressa destacou a responsabilidade que cada um tem para desconstruir o estigma que a química carrega de ser uma ciência poluente. Todos os frascos disponibilizados na oficina foram reciclados e podem ser reutilizados na produção de outros aromatizantes.
Dia do Químico
Celebrado no dia 18 de junho, o Dia do Químico foi escolhido a partir da assinatura, em 1956, da chamada “Lei Mater dos Químicos”, que regulamentou a profissão e possibilitou a criação dos Conselhos Federais e Regionais de Química.
Texto e fotos: Lara Almeida – estudante do curso de Jornalismo