Museu da Química e Descobrindo a Ciência promovem exposição no Ines

Equipe do Gepec, responsável pela exposição no Ines

A exposição “Ciência e Arte no cotidiano”, promovida pela parceria entre os projetos do Instituto de Química da UFRRJ, “Museu da Química Professora Aparecida Cayoco Ikuhara Ponzoni” e “Descobrindo a Ciência”, movimentou a Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) na última semana. Durante a visita guiada, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos do acervo e alguns experimentos científicos.

A professora e coordenadora da galeria, Stella Savelli, ressaltou a importância da integração entre o Ines e a Rural. “Esse intercâmbio de saberes é essencial por estimular a acessibilidade de modo mais abrangente, o que influencia no sentimento de pertencimento dos alunos à universidade e na expectativa do que eles querem estudar”, disse. “Para as instituições, é muito importante compreender esses jovens, superar a barreira linguística que, no caso dos surdos, é tão complexa”, destacou a professora.

A estudante do curso de engenharia florestal da Rural, Josiane Braz, com deficiência auditiva, participou da preparação das atividades e se juntou à equipe dos projetos da Química nos dias do evento. “A exposição traz curiosidade e é muito importante estarmos aqui. Gostei muito de como nós, surdos, podemos compartilhar conhecimento. Tanto nós, surdos da UFRRJ, como os do Ines”, comentou.

Durante o evento, bolsistas do Grupo de Extensão em Práticas de Ensino de Ciências (Gepec), do Instituto de Química, responsável pelos projetos ruralinos envolvidos na ação, promoveram a visita guiada em libras. Vídeos gravados com as alunas do Instituto de Surdos, Alana Gabrielle e Luiza Oliveira, e com a graduanda Josiane, foram exibidos durante todo o percurso de exposição. As filmagens reproduziam os experimentos científicos na prática e explicavam a ficha técnica dos equipamentos apresentados no evento.

A coordenadora do Museu da Química, Andressa Esteves, enfatizou o encontro entre arte e ciência na galeria. “No passado, cientistas e artistas tinham o mesmo grau de importância. Com a exposição, conseguimos resgatar isso e colocar, num único espaço, vários equipamentos e experiências científicas junto a quadros de grandes artistas também ligados à ciência”, contou.

O “Descobrindo a Ciência”, projeto que recebe escolas para realizar experimentos científicos práticos no Instituto de Química, tem investido em ações para tornar as visitas mais inclusivas. Para a professora Gabriela Rocha, técnica do Gepec, a exposição foi uma oportunidade para aprimorar as atividades. “Unimos os alunos de ensino médio do Ines e a estudante de engenharia florestal Josiane para elaborar tudo o que seria exposto aqui”, relatou.

Acompanhe os projetos nas redes sociais: @museudaquimica.ufrrj e @gepec.iq.ufrrj.

Texto: Camille Faria – estudante do curso de Jornalismo

Fotos: Joyce Rosa – estudante do curso de Jornalismo