Durante o mês de outubro, uma parte do acervo do Museu da Química da UFRRJ estará em exibição no Museu Casa do Reitor – Centro de Memória, no campus Seropédica. A iniciativa acontece em comemoração aos cinco anos de atuação do Núcleo de Articulação de Acervos e Coleções (NAAC) da UFRRJ, e tem como objetivo celebrar as ações promovidas pelo Núcleo.
A exposição comemorativa, que ficará no Museu Casa do Reitor até o final de outubro (31/10), reúne coleções científicas dos Museus da Universidade e é aberta ao público.
O objetivo do NAAC é estimular o diálogo sobre a importância das coleções científicas para a pesquisa, o ensino e a extensão na Rural. Além disso, o Núcleo promove a conservação e preservação do patrimônio da Universidade.
O vice-coordenador do NAAC, Thales Yvson, defende que a popularização do conhecimento científico é um dos pilares do Núcleo. “A nossa missão, enquanto grupo, é criar possibilidades e buscar recursos para que essa divulgação aconteça”. Ele argumenta, ainda, que a exposição é um marco na consolidação do NAAC: “São cinco anos de muitas lutas. A gente se consolida, dentro da Universidade, como um polo de preservação”.


“A exposição comemorativa tem um significado bastante simbólico. Essa articulação entre os Museus e as coleções é muito importante para a Universidade. E o Museu da Química faz parte desse processo”, destacou Andressa Esteves, coordenadora do NAAC e curadora do Museu da Química.
Além do Museu da Química, o Museu Casa do Reitor recebeu parte do acervo do Museu de Solos do Brasil, Museu de Anatomia Patológica Carlos Tokarnia, Museu de Zoologia, Museu de Rochas e Minerais, e Museu de Microscopia e Histologia. Outras coleções científicas, como a do Jardim Botânico, também estão em exibição.






Texto e fotos: Laura Berg – estudante de Jornalismo da UFRRJ e bolsista do Museu da Química.
Orientação: Alessandra de Carvalho – docente do curso de Jornalismo.




